Máquinas para elevação

Sensores para máquinas para a elevação de mercadorias e pessoas: soluções de alto desempenho, robustas e fiáveis para os principais movimentos dessas máquinas


As plataformas aéreas, os empilhadores, os carrinhos para a elevação de contentores, as gruas fixas ou móveis são todas máquinas para a elevação de mercadorias e pessoas.

Essas aplicações estão sujeitas a condições climáticas variáveis e a condições de trabalho pesadas, mesmo por muitas horas durante um dia de trabalho.

Estas maquinarias devem garantir:

  • reliability of instrumentation even under the most extreme working conditions
  • high-performance sensors to guarantee vehicle and operator safety (rollover protection)
  • precise control of main mechanical movements
  • high immunity from electromagnetic fields

Soluções Gefran para as máquinas de elevação

A Gefran oferece aos montadores das máquinas para a elevação de mercadorias um pacote de sensores de alto desempenho, sólidos e fiáveis para os principais movimentos destas maquinarias. Entre elas, estão:

  • o controlo do ângulo de viragem
  • a pressão do óleo hidráulico
  • a posição do cilindro que controla as aberturas/fechamentos das partes móveis do veículo (ex., estabilizadores ou contrapeso da carga)
  • o controlo da viragem e a posição das suspensões independentes.

Dentre as soluções específicas para essas aplicações, temos as tecnologias potenciométrica magnetostritiva  para o controlo de posição, a primeira “em contacto”, a segunda “contactless”.

As soluções RK (magnetostritiva) e PMI (potenciométrica) são fiáveis e repetíveis na medição da posição, capazes de se adaptar a vários tipos de cilindros.

Graças aos transdutores de pressão do modelo KH, é possível controlar a pressão do circuito hidráulico ou o peso do material carregado pelo empilhador ou o carregador de contentores.

No caso das plataformas aéreas com o inclinómetro de elevada precisão GI, o transdutor rotativo GR e o sensor de saliência GSF é possível determinar a extensão máxima da cabina do operador e evitar, dessa forma, o capotamento da máquina.