Porquê escolher uma prensa totalmente elétrica?

Poupança de energia, maior precisão e repetibilidade, diminuição do tempo de ciclo do processo, fiabilidade, silêncio do sistema.
Eis apenas algumas das extraordinárias características das inovadoras prensas totalmente elétricas que, juntamente com a excelente relação preço/rendimento, vão convencê-lo a escolher estas máquinas!


All-electric press

Há vinte anos, quando se comprava uma prensa de injeção, a escolha era entre uma máquina com fecho de articulação ou uma totalmente hidráulica. Hoje em dia, os principais fabricantes de máquinas de injeção oferecem soluções alternativas à prensa hidráulica tradicional.

A partir da década de oitenta passaram a ser cada vez mais comuns, as prensas de injeção totalmente acionadas por motores elétricos, as máquinas totalmente elétricas. Nos anos seguintes, foi surgindo uma variedade de tamanhos cada vez maior, para chegar a cobrir um mercado cada vez mais amplo e com custos cada vez mais baixos.

Uma difusão que se deve à longa lista de vantagens das máquinas totalmente elétricas em comparação com as prensas hidráulicas.

Poupar energia

A poupança de energia é o incentivo mais importante para adquirir uma prensa totalmente elétrica. Neste tipo de prensas, a potência fornecida é a máxima unicamente nas fases de abertura e de fecho do molde e na fase de injeção.

Nas outras sequências de manutenção o consumo de energia é praticamente nulo. Na mesma máquina com acionamento hidráulico o óleo que serve para transmitir a energia tem de trabalhar sempre à pressão máxima, por isso o consumo de energia elétrica por parte do motor que fornece a potência a todo o circuito hidráulico é sempre o máximo.

Isto significa que, numa prensa hidráulica a potência fornecida é sempre a máxima, enquanto numa prensa elétrica a potência média fornecida é cerca de 50% menos.

Trabalhar com maior precisão

As máquinas totalmente elétricas também garantem uma maior precisão nos processamentos e repetibilidade, graças à introdução de sistemas informáticos nas máquinas.

Até à década de 80, o equipamento CNC era montado exclusivamente em máquinas para os processamentos de altíssima precisão. Com o passar dos anos, também foram instalados em prensas tecnologicamente avançadas, como as prensas elétricas; atualmente as prensas elétricas equipadas com um Controlo Numérico Computorizado são, para todos os efeitos, máquinas-ferramenta.

Com a vantagem do controlo digital, o processo das prensas elétricas é totalmente repetível e não requer um ajuste especial para cumprir as especificações exigidas.

Diminuir os tempos do ciclo de processo

A diminuição do tempo de ciclo do processo também é um importante benefício garantido por uma prensa elétrica: graças à verificação constante de todos os posicionamentos, ao controlo preciso do avanço do sem-fim e da pressão obtém-se um aperfeiçoamento do processo que permite diminuir o tempo de cada fase. Isto permite uma natural diminuição geral do tempo total de produção.

Além disso, num sistema elétrico é possível fazer coincidir algumas operações, reduzindo o tempo de inatividade e o tempo total de produção. Isto permite obter mais produtividade e uma maior qualidade e, por conseguinte, um lucro maior.

A Gefran e as soluções totalmente elétricas

A Gefran dispõe de um profundo conhecimento das necessidades do mercado do plástico e também relativamente à solução totalmente elétrica apresenta-se como um parceiro fiável e competente para OEM e o utilizador final. A Gefran concebe e realiza produtos instaláveis nas prensas totalmente elétricas, nomeadamente:

  • sensores
  • plataformas de automação hardware e software
  • inversores e acionamentos

Graças aos produtos com tecnologia Sensormate, a Gefran é capaz de oferecer soluções para a medição das variáveis físicas e para o controlo da máquina totalmente elétrica, monitorizando sinais para a gestão e o controlo do estiramento das colunas, a proteção dos moldes e a pressão de injeção.